Header AD

Receita deve notificar 12 mil contribuintes por suspeita de irregularidades no FGTS


Se confirmada a infração, multa pode variar de 75% a 150% sobre o valor da compensação irregular


A Receita Federal iniciou, no dia 14 de janeiro de 2013, uma operação de auditoria em compensações previdenciárias consideradas atípicas. As auditorias estão sendo realizada para verificar a veracidade de compensações declaradas por meio das guias de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e de Informações à Previdência Social.

Em nota divulgada no dia 11 de janeiro de 2013, a Coordenação Especial de Ressarcimento, Compensação e Restituição diz que, na primeira etapa da operação, serão notificados aproximadamente mil contribuintes, que deverão informar, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) , a origem dos créditos compensados.

De acordo com a Receita, se os créditos informados não tiverem origem comprovada, serão adotadas as medidas para registrá-los e cobrar os valores indevidamente compensados, inclusive com aplicação de multa, que pode variar de 75% a 150% sobre o valor da compensação irregular. A previsão é que mais de 12 mil contribuintes sejam notificados no decorrer deste ano.

O contribuinte que cometeu algum equívoco no preenchimento da Gfip (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) pode se antecipar à ação da Receita Federal, retificando a declaração e pagando a contribuição previdenciária devida, acompanhada de multa de mora de 20% e dos juros calculados com base na taxa Selic.

Fonte: CRC-SP | 17.01.2013
Receita deve notificar 12 mil contribuintes por suspeita de irregularidades no FGTS Receita deve notificar 12 mil contribuintes por suspeita de irregularidades no FGTS Reviewed by Pauta Assessoria de Negócios on janeiro 23, 2013 Rating: 5

Publicidade