Esteja atento aos aspectos que encantam os recrutadores


Comunicação e iniciativa são os aspectos mais apreciados em entrevistas de emprego


Durante uma entrevista de emprego, alguns fatores e características dos candidatos podem fazer a diferença e conquistar os recrutadores. Comunicação e iniciativa são os aspectos mais apreciados e contam pontos em processos seletivos para estagiários trainees, profissionais técnicos e também executivos. Confira a lista com outros pontos que também são bem-vistos na hora da seleção.

Comunicação
O currículo é importante, mas depois dele a capacidade de comunicação é um dos fatores que mais são pontuados em todas as etapas dos processos seletivos. A dica é que o profissional exponha com clareza e seja objetivo ao trazer informações relevantes sobre projetos dos quais participou. Preocupa um candidato que não saiba se colocar de maneira correta, pois o profissional será exposto a reuniões e situações nas quais precisará se comunicar com desenvoltura sobre assuntos, muitas vezes, complexos.

Reputação e relacionamento
A trajetória anterior do profissional é um ponto geralmente investigado em um processo seletivo. Por isso, é importante saber o que o mercado "diz" sobre você e quais as marcas que você imprimiu nos lugares pelos quais passou. Quem mantém um bom relacionamento com ex-chefes e colegas de trabalho ganha pontos.

Planejamento
O profissional que demonstra ter metas bem definidas, além de mais chances de alcançar o sucesso, por conta das escolhas mais assertivas, fica mais perto de fisgar os recrutadores. Portanto, as respostas dos candidatos em relação ao planejamento profissional são essenciais na hora de reconhecer seu potencial e checar se a oportunidade está alinhada ao objetivo de carreira do profissional. Isso evita que ele se frustre no cargo.

Capacidade de tomar decisão
Alguns cargos demandam grande mudança na vida dos profissionais. Propostas para trabalhar em outras cidades, estados e até países precisam ser avaliadas com cuidado, para que os impactos familiares e profissionais sejam levados em conta antes de tomar a decisão.Aceitar em um primeiro momento e desistir depois pode desgastar a relação com os recrutadores e com a empresa que ofereceu a proposta.

Iniciativa
Proatividade e interesse são considerados diferenciais de peso pelos recrutadores. Encarar as oportunidades de carreira como desafios e estar sempre atento à demanda do mercado são exemplos de como colocar a iniciativa em prática.

Fonte: CRC-SP

Pages